PAHC - Sociedade Brasileira de Programação em Autoconhecimento e Comunicação

O que é PNL?

» A Linguagem da Nova Era

Artigo escrito por Deborah Epelman em 1996

Uma nova forma de modificar comportamentos “prejudiciais” ao ser humano, através de um conjunto de técnicas que transformam elementos lingüísticos , fisiológicos e de representação interna da realidade individual , é a proposta da Programação Neurolingüistica (P.N.L.) surgida em meados dos anos 70 , nos Estados Unidos , a partir dos estudos de comunicação humana feito pelos pesquisadores Richard Bandler , Jonh Grinder , Robert Dilts , Todd Epstein , entre outros. No início de suas investigações , eles mostraram que o ser humano não opera diretamente no mundo em que vive , mas cria modelos e “mapas do mundo” que são usados para guiar seus comportamentos. Um dos modos específicos pelo qual as experiências individuais são representadas corresponde aos sistemas lingüísticos.

Assim a Programação Neurolingüística (P.N.L.) trata fundamentalmente de estudar o tipo de linguagem empregada pela pessoa , suas distorções , omissões e demais peculiaridades para conhecer melhor a estrutura interna do funcionamento do cérebro humano.

Todos os dias estamos submetidos às idéias expressas verbal e não verbalmente (através de gestos , posturas , etc.) pelo mundo a nossa volta , tanto “positivas” como “negativas” que formam nosso modelo de mundo. Os pesquisadores “co-criadores” da P.N.L. observam que os seres humanos estão estruturados nos seguintes níveis: vivemos em ambientes , profissional , familiar , social , etc. e utilizamos comportamentos para atuar nesses ambientes; para podermos ter comportamentos, precisamos nos sentir com capacidades , pois se achamos que não somos capazes, não conseguimos ter o comportamento; para termos capacidades precisamos acreditar e valorizar estas capacidades e, este sistema de crenças e valores forma e da suporte à nossa identidade.

Acima e fora de nós existe o nível espiritual , que inclui todos os sistemas além da estrutura interna , começando pela família , a comunidade , o trabalho , etc. ,e chegando no que cada um nominaliza de sua forma: Deus, Cosmos, Universo, Inteligência, Jeová, Cristo, etc. Poderíamos fazer um esquema assim:

A P.N.L. nos apresenta técnicas que possibilitam uma transformação de limitações em qualquer um destes níveis e , quanto mais alinhados estes níveis estiverem , mais a pessoa se sente com o Bem Estar, Confiança, Segurança, Bom Humor, Tranqüilidade, Harmonia, Paz, Saúde, Prosperidade e, como conseqüência, aumenta sua possibilidade de Evolução, pois estando com estes estados internos, consegue ficar mais atenta, mais presente, mais consciente de cada momento de sua vida.

Compartilhe...

Email

  • info@pahc.com.br

Telefones

  • São Paulo: (11) 3824-0068
  • Cel e WhatsApp: (11) 9 8531-0504

Copyright © 2013-2017 PAHC - Sociedade Brasileira de Programação em Autoconhecimento e comunicação